Costa Atlântica Norte

Costa Atlântica Norte

Distância total: 243km

Desnível acumulado: +561/-564

Duração total: 7 dias / 7 noites

Dificuldade: fácil (1/5)

Melhor época: Abril – Outubro

Preço: sob consulta


Programa diário
D1: Afurada – Furadouro  – 43km | +104m/-97m | fácil
D2: Furadouro – São Jacinto  – 33km | +398m/-489m | fácil
D3: São Jacinto – Aveiro  – 31km |+8m/-8m | fácil
D4: Aveiro – Mira  – 34km | +32m/-33m | fácil
D5: Mira – Quiaios   – 39km | +112m/-102m | fácil
D6: Quiaios – Montemor-o-Velho  – 32km | +214m/-222m | moderada
D7: Montemor-o-Velho – Coimbra  – 31km | +60m/-46m | fácil


Do Porto a Coimbra, ao longo da Costa Atlântica em bicicleta

Este percurso ao longo da costa atlântica liga Porto a Coimbra. Começa junto à foz do rio Douro, acompanha a famosa laguna da Ria de Aveiro ao longo de 40km e passa junto à foz do rio Mondego, na Figueira da Foz. A partir daqui deixa o oceano e ruma para leste em direção a Coimbra.

Nos primeiros cinco dias da viajem a água e as matas de pinheiro serão uma presença constante. Aveiro, que fica pelo meio, é uma pequena cidade, com uma identidade própria e que merece uma visita. Os tradicionais barcos coloridos que percorrem os seus canais, as antigas salinas, que foram no passado uma indústria poderosa e os muitos restaurantes famosos pelo peixe fresco, são uma atração irresistível.

Nos últimos dois dias, depois da Figueira da Foz, acompanhamos as margens do Mondego atravessando a lezíria onde o cultivo do arroz é uma atividade milenar. No centro desta zona fica Montemor-o-Velho com o seu castelo. Empoleirada no topo duma colina, esta simpática e pacata vila e o local ideal para passar uma noite. A última etapa leva-nos a Coimbra, uma cidade histórica e conhecida pela sua universidade, uma das mais antigas da Europa.

As etapas desta viagem, relativamente curtas e planas, reservam o tempo suficiente para usufruir das muitas praias e locais tranquilos que vão aparecendo pelo caminho, e dão uma oportunidade para famílias, seniores ou pessoas menos aptas, fazerem uma viagem de bicicleta.

Para mais informações contacte: info@tugarbybike.com