Circuito do Ladário
Duração: 4 horas
Dificuldade: 00000
Melhor época: todo o ano
Preço: a partir de 57€ (inclui material, guia, petisco e seguro)
Um percurso de bicicleta circular na Serra do Ladário
O Vale do Vouga é a “vaca sagrada” para os praticantes de BTT desta região. O terreno acidentado das encostas deste vale oferece excelentes desafios com vários níveis de dificuldade. A diversidade e a quantidade de caminhos de terra e pequenas estradas asfaltadas permite uma infinidade de combinações possíveis para criar percursos para pedalar.
O percurso que propomos para esta atividade desenrola-se na Serra do Ladário, um pequeno maciço granítico, com cerca de 800m de altitude, na margem esquerda do Rio Vouga. Pode ser feito sem recurso a transfere uma vez que é circular e tem início e fim num alojamento. Apesar de ser relativamente curto, com apenas 32km, é exigente em termos físicos, mas está ao alcance de qualquer pessoa em boa forma habituada a pedalar.
O interesse deste percurso está, para além do prazer de pedalar, na beleza da paisagem. O caminho leva-nos ao topo deste monte onde a paragem é obrigatória para contemplar a vista que expõe todas as montanhas e vales ao redor. A subida faz-se entre a floresta que se dissipa à medida que ganhamos altitude dando lugar a campos agrícolas em socalcos, pastagens e aldeias antigas de granito, onde a agricultura familiar é ainda uma realidade bem evidente.
A descida, bem mais fácil, revela uma encosta menos arborizada onde os afloramentos graníticos espreitam entre a vegetação rasteira. Mais abaixo o caminho continua serpenteando pelas aldeias mais abrigadas do vale. Antes do final, mais uma paragem obrigatória. Não só para contemplar a paisagem, mas também para repor as energias com um petisco local.
Para mais informações contacte: info@tugarbybike.com