Descida de Montemuro
Duração: 6 horas +
Dificuldade: 00000
Melhor época: Abril – Outubro
Preço: a partir de 68€ (inclui material, guia, pique-nique, transfere e seguro)
Descida de bike de Montemuro às margens do rio Douro
A Serra de Montemuro, com 1383m (4534 pés) de altitude, integra um conjunto com outras serras conhecidas por “Montanhas Mágicas” e separa os vales do rio Paiva e do rio Douro.
Este passeio de bicicleta começa com um transfere de carro para o início do percurso, a 1220m de altitude. De bicicleta atravessa parte do planalto central e depois desce durante 20km para acabar junto às margens do rio Douro, a 55m de altitude. Todo o trajeto é feito em pequenas estradas asfaltadas, com muito baixa intensidade de tráfego, onde é mais provável avistar um rebanho do que cruzar-se com um carro.
Os pequenos campos agrícolas e os prados misturam-se com os afloramentos graníticos e os bosques de carvalhos, preenchendo o espaço entre as aldeias de granito. Estas aldeias, que estão instaladas até aos 1100m, vivem da pequena agricultura e da criação de gado.
Na primavera as armérias enchem os campos e a beira dos caminhos com um tapete cor-de-rosa e as giestas pintam as encostas com grandes manchas de amarelo forte. No verão reina o dourado da erva seca. No outono a folhagem dos carvalhos e dos castanheiros despede-se com tons amarelados e castanhos intensos. No inverno são os mantos de neve, cada vez menos frequentes, que dominam a paisagem.
Antes do transfere de regresso ao alojamento, que é feito por estradas secundárias que atravessam a serra tirando partido da excelente paisagem e da tranquilidade desta zona, há tempo para um pique-nique num local tranquilo à beira do rio Douro.
Este passeio de bicicleta estaca-se pela beleza da paisagem.
Para mais informações contacte: info@tugarbybike.com