Caminhadas

Caminhadas

A Tugar oferece caminhadas na Serra da Freita, no Vale do Vouga e na Serra do Caramulo.

Serra da Freita

O Unesco Geopark, do qual a Serra da Freita faz parte, encontra-se a 60km a sudeste do Porto. O parque tem uma grande variedade de fenómenos geológicos, tais como as Pedras Parideira, um fenómeno raro que só se encontra neste parque e perto de São Petersburgo, na Rússia. Podemos aqui também encontrar uma das maiores cascatas da Península Ibérica que, com 75 metros de altura, impressiona.

Temos preparadas várias caminhadas nesta zona. A ‘Caminhada da Cascata’, em que descemos por pequenos trilhos até o sopé da mesma, atravessando-a por uma pequena ponte de madeira para subir do lado oposto até chegar ao miradouro.

Também podemos fazer a ‘Caminhada de Três Aldeias’, seguindo por trilhos que antigamente formavam a única ligação entre elas. Uma caminhada que nos leve por cenários tão diversos como impressionantes.

Outra possibilidade é a ‘Caminhada do Planalto’, onde nos podemos cruzar com as famosas vacas Arouquesas, que andam soltas pelos prados seguindo autonomamente o caminho para casa no final da tarde. Aqui o tempo parece ter parado, o que nos dá uma ideia de como se vivia nesta zona remota e severa.

Quando o tempo o permite podemos procurar a frescura dos pequenos riachos que serpenteiam a serra. No final da atividade haverá sempre um pequeno lanche em forma do pique-nique.

Para mais informações contacte: info@tugarbybike.com

Vale do Vouga

O Vale do Vouga, que é formado pelo rio Vouga, é uma zona extremamente verde e quase escondida, com múltiplos riachos, cascatas e vistas soberbas. Aqui há a possibilidade de fazer várias caminhadas. Estas, não só nos mostram a abundante riqueza natural, como também os testemunhos da intervenção tradicional humana. Vestígios do tempo em que este Vale era de uma importância relevante para toda a zona entre Viseu e Aveiro.

Destacamos a Serra de Ladário, que se encontra escondida na margem sul do rio. O percurso permite-nos andar no meio de floresta com árvores autóctones até chegar ao cume da serra. Aqui temos uma vista espetacular a 360ºC que nos revela toda a área envolvente. Das Serras de Estrela, Caramulo e Freita  até a laguna de Aveiro. Em dias mais claros podemos ver o Atlântico ao fundo.

Para mais informações contacte: info@tugarbybike.com

Serra do Caramulo

A Serra do Caramulo, que se encontra na região de transição da Beira Alta para a Beira Litoral, é uma Serra feita de granito e ardósia. É um local bastante isolado onde a natureza domina em toda sua força. As ribeirinhas cristalinas que se serpenteiam pela encosta, junto com os pequenos bosques e os velhos moinhos, criam cenários de um conto de fadas. A caminhada desenrola-se num vale com uma imensa diversidade de tons verdes provenientes de folhas, musgos e líquenes. A presença destes últimos indica a pureza de qualidade do ar, um aspeto conhecido desta serra.

O Caramulinho com os seus 1075 metros é o ponto mais alto da Serra. Nos dias mais claros, conseguimos ver o mar de um lado e, no inverno, os picos nevados da Serra de Estrela.
A Serra de Caramulo é quase um lugar secreto e atraente devido à sua diversidade de cenários, ao acolhimento dos seus vales e às vistas espetaculares nos seus cumes!

No final da caminhada haverá tempo para saborear um bem merecido piquenique!

É possível fazer uma caminhada de dois dias com acampamento.

Para mais informações contacte: info@tugarbybike.com