Informação Técnica

Informação Técnica

As bicicletas
As bicicletas que usamos são do tipo BTT com quadro em alumínio tamanhos M e L, roda 29”, travões de disco hidráulicos, suspensão frontal de 100mm, sistema de mudanças 3×9 e pneus para percursos mistos de terra e asfalto. São bicicletas confortáveis e robustas bem adaptadas ao tipo de percursos que oferecemos.

Os percursos
Portugal tem milhares de quilómetros de estradas secundarias e caminhos de terra com ótimas características para a prática de ciclismo. O grande desafio está em liga-los para criar percursos interessantes em vários aspetos. Cada percurso tem um motivo, uma história ou um tema. Ao cria-los tivemos em conta os seguintes condições:

Que sejam tecnicamente acessíveis para quem não está habituado ao off road;

Que as distancias não sejam extenuantes e permitam aos participantes tirar partido, tanto dos locais de alojamento, como dos locais visitáveis durante o percurso;

Que o traçado seja interessante do ponto de vista paisagístico e cultural e proporcione momentos de tranquilidade e contemplação explorando zonas turisticamente virgens, ou quase;

Evitar ao máximo a utilização de estradas com grande intensidade de tráfego
. Sempre que possível criar percursos alternativos com diferentes graus de dificuldade ao nível do tipo de piso, do desnível e da distancia;

Excluir a necessidade de transferes de e para os alojamentos.

O nível de dificuldade
Classificamos os nossos percurso quanto à dificuldade em 5 níveis que são:
00000: fácil
00000: moderado
00000: médio
00000: exigente
00000: difícil

Esta classificação é feita a pensar num utilizador comum, habituado a pedalar e fazer percursos relativamente longos com alguma frequência.

Os alojamentos
A Tugar by Bike tem alguns alojamentos com que trabalha em parceria e que servem normalmente de base camp para passeios de bicicleta e/ou outras atividade. Também nas viagens standard temos alojamentos pré-definidos escolhidos por critérios de qualidade e conforto que achamos serem indispensáveis neste tipo de viagens.

Não obstante estes critérios, e porque a Tugar pretende levar os seus clientes a zonas do país pouco turísticas, a oferta de alojamento nem sempre nos dá o leque de escolha que gostaríamos de ter.

Assim, tanto nas viagens personalizadas como nas standard, em alguns locais a partilha de alojamento em quartos duplos ou em pequenas habitações, ou a divisão do grupo por vários alojamentos pode ser uma condição inevitável para a realização da atividade.
 Ainda assim a qualidade mínima e a privacidade de cada um serão respeitadas.

Tentamos sempre que estes pequenos contratempos sejam compensados por outros fatores, como a beleza, a autenticidade, o requinte e a tranquilidade dos locais, ou a simpatia, honestidade e disponibilidade das pessoas que nos recebem.